domingo, 23 de agosto de 2009

Pensamentos para a semana


" Eu proclamo o advento do novo homem. Eu proclamo o advento da nova raça. Eu proclamo o advento da nova civilização. O poder do cosmos penetra a esfera terrestre. Com esse poder construímos as bases de futuro. Não lanceis na lama estas palavras, confundindo-as com as barbáries que vossa civilização perpetrou. Esse poder não é o da dominação, ato de forças macabras, mas sim o poder do Bem. Por isso Eu afirmo a vitória da luz.
...
As chaves para a compreensão do Ensinamento encontram-se no aperfeiçoamento do caráter e na entrega do ser. Para penetrar seus mistérios não é preciso intelectualismo, mas sim pureza e fé. Os intelectuais alimentam-se das cinzas do passado. Os puros compartilham da sabadoria das esferas celestiais." in TRIGUEIRINHO, A Voz de Amhaj, páginas 24 e 25.
Ilustração: Chuverinho branco, flor do cerrado, do siie baixaki.com.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Vacatio Legis no Ordenamento Jurídico Brasileiro

O Advogado, Presidente da OAB Subseção de Santiago e Jaguari e Professor de Direito Civil ALFREDO BOCHI BRUM lança, nessa sexta-feira 21/08/2009, o livro "A Vacatio Legis no Ordenamento Jurídico Brasileiro".

O lançamento acontecerá às 20h30min, junto ao Círculo Militar de Santiago, quando também será realizado o jantar de confraternização em homenagem ao Dia do Advogado, ocorrido no último dia 11 de agosto.

Os cartões para o Jantar estão disponíveis na OAB, Subseção de Santiago, pelo valor de R$ 20,00, cujo contato pode ser efetivado através do fone: 55-3251-2541 (Tatiane ou Maurício).

Essa obra jurídica é mais um destaque na cultura de Santiago, que está indo bem além da poesia e da música.


A Vacatio Legis no Ordenamento Jurídico Brasileiro o prefácio de Marcelo Zampieri, também advogado e professor, o qual transcrevo a seguir, pois dará uma bela visão do autor e da obra:

PREFÁCIO

Antes de adentrar num breve comentário sobre a riqueza da presente obra, que tenho a grande responsabilidade de prefaciar, peço vênia para tratar, rapidamente, de algumas das multifacetadas características de seu autor, tanto no relato como cientista jurídico, como, principalmente, do senso de humanidade que o mesmo é detentor.

O autor, Alfredo Bochi Brum, para quem não o conhece, nasceu em Santiago, RS, em 1972, teve uma infância bucólica, saiu de casa aos 14 anos, para o oriente de Santa Maria, fez o segundo grau em escola pública (Professora Maria Rocha), o mesmo ocorrendo em sua graduação, efetivada junto à Universidade Federal de Santa Maria, cuja formação foi completada em meados de 1995. Tive a honra de acompanhar toda a sua evolução acadêmica, sendo seu colega durante todo o curso de direito, em sua especialização em direito público em 1996 (Faculdades Franciscanas - FAFRA) e assim continuo na condição de sócio de nossa empresa de advocacia (BOCHI BRUM VIEGAS & ZAMPIERI), sediada, atualmente, nos pagos de Santa Maria e Santiago. Durante esse período, acompanhei o crescimento do mesmo, tanto em nível técnico como em nível humano, aprendi a verificar seus valores e seu esforço que, apesar de embrenhado nas trincheiras da advocacia militante, nunca deixou acomodar seus anseios profissionais, como o cientista que é, completando seu mestrado em direito, na cidade de Caxias do Sul, RS (UCS), no ano de 2003. Professor de direito civil e processo civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), desde 1999, também tem seus trabalhos realizados junto a cursos de especialização, nas cidades de Santo Ângelo, RS (URI) e Palmas, TO (UNITINS). Não contente, apesar de professor do curso de especialização em direito civil e processo civil da URI, Campi de Santiago, adentrou no mesmo curso na condição de acadêmico, completando, em 2007, sua especialização em direito civil e processo civil.

Encerrando a parte pessoal do autor, reporto o grande amigo que o mesmo sempre foi e é, seja nas horas difíceis, seja nas horas de alegria, nunca deixando de situar em qual cenário está inserido, buscando, com seu jeito fraternal e simples, a construção de um mundo mais humano e Justo.

Com o perdão por eventual delonga na apresentação do autor, mas era o que me cabia no momento, com relação à obra que ora se apresenta aos astutos leitores, tenho a dizer que se trata de um dos assuntos mais importantes do cenário jurídico, justamente, porque a doutrina carecia de um estudo específico sobre o tema da Vacatio Legis, responsável pela verificação do prazo em que as leis possam produzir seus efeitos.

Com muita objetividade o estudo é realizado, sem deixar de ser requintado na aferição da hierarquia vertical das leis, perpassando: por uma análise constitucional, ao analisar a existência ou não de hierarquia entre leis complementares e leis ordinárias; por uma análise infraconstitucional das legislações competentes ao tema, como é o caso da Lei de Introdução ao Código Civil, das Leis Complementares n. 95/97 e n. 107/01; e, principalmente, efetivando uma análise prática e crítica das legislações modernas, como o próprio Código Civil de 2002 e a Lei 11.232/05, confrontadas, por amostragem, para destacar a importância do estudo do tema proposto e dos equívocos que, não raras vezes, o legislador menos avisado, acaba provocando na aprovação de leis, sem o melhor requinte técnico.

Com muito carinho e admiração, agradeço a honraria de prefaciar o presente trabalho, com a convicção de que essa literatura passa a ser fundamental nos bancos acadêmicos de maior requinte em nosso país.

Marcelo Carlos Zampieri
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria
Advogado

domingo, 16 de agosto de 2009

Um poeminha

caminho de volta




corpo
denso
não mais
tenho eu


minh’alma
é Luz


em paz
retorno
ao Pai

_________

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gentil Francisco Carlesso Neto



A súbita partida desse amigo nos surpreendeu.
A foto do acidente está estampada na última página do Expresso desta semana.
Ele esteve aqui na feira do livro do ano passado, para ver a Sheila Waligora, veterinária que trabalha a comunicação entre espécies. Aliás, conheci Sheila através dele.

Gentil é uma pessoa iluminada e partiu para a Luz.

Caro Amigo, foi uma honra ter te conhecido e ter aprendido tantas coisas boas e nobres contigo. Que a Graça Divina esteja sempre contigo, onde estiveres !

Até a próxima oportunidade !

terça-feira, 4 de agosto de 2009

MANTRA DA UNIFICAÇÃO

O MANTRA DA UNIFICAÇÃO

Os filhos dos homens são um e eu sou um com eles.
Procuro amar, não odiar;
Procuro servir, não exatamente executar um serviço;
Procuro curar, não ferir.

Deixai que a dor traga a recompensa devida de luz e amor.
Deixai que a alma controle a forma exterior,
a vida e todos os acontecimentos
e revele o Amor
que sustenta os acontecimentos do tempo.
Deixai que a visão venha e esclareça.
Deixai que o futuro seja revelado.
Deixai que a união interior se revele
e que as rupturas externas desapareçam.
Deixai prevalecer o amor.
Deixai que todos os homens amem.

_______________


Trindade, Delci Jardim de. In MANUAL DO MOINTIAN, página 368.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Um poeminha

tempo IV





o corpo nasce
o corpo cresce
o corpo envelhece –
coisas do tempo

a alma desce
frutifica dons
e se liberta –
no devido tempo

depois do tempo passado
do corpo transmutado
da alma integrada –
deixa o tempo de existir


----------------