domingo, 26 de junho de 2011

Rosas aqui de casa em maio e junho de 2011

ACOBS esteve no Programa Palavras e Ondas

A ACOBS esteve no programa Palavras e Ondas na Rádio Central FM nesse último sábado, onde foi falado sobre sua história, sobre orquídeas e bromélias, sobre suas atividades, sendo que a próxima vai ser a exposição de orquídeas no Shopping Ilha Bela em 24 e 25 de setembro de 2011.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

17 de junho de 2011- aniversário de 11 anos da ACOBS

          A  Associação de Cactos, Orquídeas e Bromélias de Santiago – ACOBS, está completando onze anos de atividades em nossa cidade. Fundada em 17 de junho de 2000, teve como primeira diretoria, Arlindo Luiz Disconzi, idealizador e presidente, Aida Bochi Brum como vice e Eva Maria Corrêa como secretária. No biênio 2011-2012, preside a ACOBS, Anderson Nummer, Sérgio Gonçalves – vice e Rosa Uberti, secretária e Carlos Gilberto Dias Ferreira, tesoureiro.

         Tendo como objetivos de reunir cultivadores, realizar pesquisas de campo, compartilhar experiências de plantio, divulgar, orientar e incentivar pessoas da comunidade no cultivo destas plantas, a ACOBS cresceu e se consolidou como uma associação forte, sempre buscando cultuar o hábito de ter plantas em nossas casas e em nossa cidade, colaborando desta forma com a preservação de espécies endêmicas do município e com a preservação do meio ambiente.


         Mensalmente no último sábado de cada mês, os membros da ACOBS se reúnem às 09 horas no Centro Cultural, ocasião em que são discutidos assuntos administrativos relativos a Associação, técnicas de cultivo, controle fitossanitário e realização de uma mostra das plantas floridas na ocasião.

         Palestras, cursos de cultivo de cactos, orquídeas e bromélias, pesquisas de campo, exposições, plantio de orquídeas nas árvores das praças Moises Viana, Franklin Frota e no Parque Zampereti, foram algumas das ações realizadas pela ACOBS nestes onze anos de existência.

         A ACOBS é filiada a Federação Gaúcha de Orquidófilos e participa com frequência de exposições em diversas cidades do RS, sempre buscando adquirir e aprender sobre novas espécies.

         Dentro das atividades a serem desenvolvidas pela ACOBS no corrente ano, está prevista a realização da 8ª Exposição de Orquídeas, Cactos e Bromélias que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro no Shopping Ilha Bella, a qual será aberta à comunidade santiaguense e aos municípios vizinhos.

         Na ocasião estarão sendo expostas e premiadas as plantas dos integrantes da ACOBS, dos demais orquidófilos do município bem como das Entidades Orquidófilas dos outros municípios participantes da exposição. Desde já a comunidade santiaguense está convidada para participar do evento.

22 de junho - dia do orquidófilo

Recebi essa mensagem do meu amigo Sérgio, vice-presidente da ACOBS.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Protestos no dia mundial do meio ambiente - 05 de junho

Ativistas pelos Direitos Animais em conjunto com outros movimentos sociais reúnem 2 mil pessoas em protesto em São Paulo


Mais de 2 mil pessoas se reuniram na cidade de São Paulo nesse 05 de junho de 2011, Dia Mundial do Meio Ambiente, para protestar contra a aprovação do Novo Código Florestal e a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A manifestação foi convocada por iniciativa dos ativistas pelos direitos animais Lilian Garrafa e Paulo Fradinho, um dos diretores da ONG VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, principal expressão do movimento pelos direitos animais em São Paulo e uma das mais expressivas no Brasil.
 
O protesto teve 4 horas de duração com início às 14 horas em frente ao MASP. Após a concentração no local, os manifestantes percorreram quatro quilômetros partindo da Avenida Paulista, seguindo pela Avenida Consolação e cortando o centro da cidade de São Paulo até chegar ao Largo do Arouche às 18 horas. Durante o trajeto, e contando com o apoio da Polícia Militar, as avenidas tiveram ocupadas três ou quatro das suas faixas e as ruas foram totalmente ocupadas nos trechos que passaram pelo centro da cidade.
 
O protesto teve a presença de manifestantes de diversos movimentos sociais, entre eles os movimentos ambientalista, indígena, estudantil e pelos direitos animais, que durante todo o protesto tiveram a liberdade de tomar decisões em relação ao ato e expressar a sua indignação da forma que escolheram. Segundo Paulo Fradinho, diretor do VEDDAS e um dos facilitadores do protesto, “o protesto alcançou o objetivo de sensibilizar um grande número de pessoas para questões urgentes como a controversa e desastrosa aprovação do Novo Código Florestal e a construção do nefasto complexo (usina) de Belo Monte”. Paulo chama atenção para o fato de que “ambos os projetos, além de devastarem áreas extensas de matas e florestas, desmantelarão comunidades indígenas e ribeirinhas, provocarão uma perda incalculável de biodiversidade , sentenciarão à morte centenas de espécies animais nas regiões afetadas.


O protesto “ATIVISTAS PELOS DIREITOS ANIMAIS contra Novo Código Florestal e a Usina de Belo Monte” terá continuidade. A nova data será dia 19 de junho de 2011, às 14 horas, com concentração em frente ao MASP (Avenida Paulista, São Paulo, SP). A expectativa é reunir, em uma única voz, mais de 5 mil pessoas nesse segundo protesto e ainda mais nas datas que seguirão, enviando ao Senado e à Presidência o recado de que o povo brasileiro não está satisfeito com as decisões que estão sendo tomadas em desfavor do meio ambiente, das populações indígenas e das centenas de milhares de espécies animais que serão afetadas com as decisões que estão tomadas pelos nossos legisladores.
 
Fonte: VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
http://veddas.org.br/

domingo, 5 de junho de 2011

Educação é exemplo

Hoje, dia do meio ambiente, estive na praça durante as atividades, ajudando um pouquinho com a feira de adoção de animais. 
Lá encontrei a Nina com seus pais, o jornalista Júlio Prates e a biológa Eliziane Mello, feliz da vida brincando com os animais.
Sempre digo que educação não se faz com palavras, mas com exemplo. E que belo exemplo, a Nina, pequenina, que ainda mama no peito, acompanhando o papai e a mamãe na feira de animais e tendo todo o carinho e gentileza com eles.