quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PEPITA: após três cirurgias e um ano de tratamento - curada !

Nas fotos, Pepita com o colar elisabetano (para evitar as lambidas), após a terceira cirurgia para extirpar tumores de mama, encostada no meu colo.
Como vocês sabem, a Pepita era a gata dos meus amigos Dema e Delenir, que moram no interior de Capão do Cipó.  Era, porque eles concordaram em deixá-la comigo, pois ela ficou um ano hospedada em minha casa para fazer seu tratamento e acabou virando minha filha cósmica.
Nessa última cirurgia, o Dr. Airton Leal fez a castração tirando os ovários, como se vê nos cortes laterais, com um método do Instituto Nina Rosa, que é bem menos agressivo, pois não mexe no interior da cavidade abdominal.
Isto se fez necessário, pois a Pepita tinha tomado anticoncepcionais, que sempre causam tumores nas mamas de gatas e cachorras. Com a retirada dos ovários, cessa a produção de hormônios e é muito grande a chance que os tumores não voltem mais.
Eu tive que ter muita coragem para aceitar este tratamento. E a Pepita muito mais: ela é uma gatinha muito guerreira e ama a vida.
Nessa última cirurgia, foram uns trinta pontos e ela sentiu muita dor nas primeiras 48 horas, que gemia a pobrezinha.
Os gatos tem o fígado e os rins muito sensíveis e a gente não pode se exceder na medicação, pois isso também pode ser letal.
Fizemos muita aplicação de energia do MOINTIAN na Pepita também.
E agora, decorridos sessenta dias, ela está completamente curada, e até as cicatrizes estão desaparecendo.
Logo ela vai poder passear no jardim e conviver com todos os outros irmãos e irmãs.

domingo, 22 de janeiro de 2012

AGNES e SOLEIL

Os leitores deste blog lembram de quando, em dezembro, fiz a postagem sobre bandidos covardes e cruéis que jogaram uma sacola de gatinhos em frente à minha casa no meio da noite e os gatinhos tinham ficado perdidos, alguns até no terreno vazio perto dos trilhos.
Pois essa linda gatinha morisca que aparece nas fotos é uma delas, que foi a última a ser resgatada, 24 horas depois, sendo que estava perdida perto dos trilhos num matagal e estava toda molhada. Por isso a Nura deu-lhe o nome de Agnes, que quer dizer "fogo" em latim.

Dias depois, jogaram em frente da casa de minha vizinha Enir outra ninhada de gatinhos, desta vez pretos. A última gatinha a ser resgatada, é a gatinha preta da foto, muito arisca e assustada, que ficou em baixo do assoalho da Enir por duas semanas, pois ninguém conseguia pegá-la.

Mas a Agnes é uam pessoa gato muito maravilhosa e especial e acabou cativando a gatinha preta, que ficou uns dois dias escondida no nosso jardim, mas a Agnes a trouxe para dentro de casa.

Aí eu escolhi o nome, um nome que tivesse uma força positiva que ajudasse a gatinha preta a superar a parte triste de sua história: Soleil.

Agora, elas são duas irmãzinhas da nossa família cósmica inter-espécies.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Neste domingo: CRUELDADE NUNCA MAIS


Veja mais no site http://www.crueldadenuncamais.com.br/.

LUCENA CHARLOTTE

No dia 20 de dezembro de 2011, o vizinho que tem oficina aqui na frente de casa veio me falar que ao lado de sua residência, uma família havia se mudado de casa e abandonado uma gata que estava grávida, que ela teve os gatinhos por lá, mas os gatos adultos os tinham matado e que agora ela estava por ter gatinhos novamente. E me pediu se eu poderia falar com a Dra. Eva Muller para levá-la ao CCZ. Disse-me ainda que não ficava com ela, pois tem muitos cães, mas que a gatinha estava viva, pois sua esposa a alimentava em cima do muro.
Ouvi a história e fiquei pensando em como a gatinha deveria se sentir, abandonada e grávida.
Então pedi que meu vizinho a trouxesse imediatamente e emprestei o carregador.
Meia hora depois ela já estava em nossa casa.
Arrumamos uma caminha para ela na sala, colocamos uma caixa sanitária com areia, água, leite, ração, comida em patê, e fomos deitar.
Sempre medito antes de dormir. E nesse dia, enquanto meditava, como que ouvia uma vozinha me dizendo: Lucena Charlotte, Lucena Charlotte, Lucena Charlotte... Procurei limpar bem a minha mente de todos os pensamentos e constatei que eram as ondas cerebrais da gatinha me comunicando seu nome. Fiquei quieta e me deitei em silêncio, para não quebrar a dádiva daquela conexão.
No outro dia, minha filha Nuraciara levantou primeiro e foi preparar nosso café da manhã. Quando cheguei na cozinha a Nura me disse que a gatinha não tinha feito xixi nem uma cacaquinha e que a areia estava bem seca. Ficamos assustadas, pois afinal, a gatinha estava grávida.
Então contei para a Nura que ela se chama Lucena Charlotte.
Bom, resolvemos adotá-la. E aí eu disse a ela que agora ela era nossa filha e que nós íamos cuidar dela e de seus filhotes.
Vocês nem imaginam: ela se sentiu segura e logo foi na caixa sanitária e fez todas as cacaquinhas possíveis.
E no dia 22 de dezembro, teve seus seis gatinhos e foi tudo bem.
Mas ela estava muito fraquinha e cheia de vermes, e o Dr. Airton verificou que era "giardia", um tipo de vermes que deixa as fezes moles. Foi prescrito tratamento com GIARDICID para ela e isso já melhorou.
Agora a Lucena  Charlotte está tomando AMINOMIX, que é um plovitamínico pet, de 12 em 12 horas e já está ficando mais forte.
Mas eu e a Nura temos que ajudar dando umas seis mamadeiras por dia para cada nenê dela, pois seu leite não é suficiente.
Os nenês hoje já tomaram vermífugo e estão aprendendo a comer comida sólida.
Lucena Charlotte é uma excelente mamãe gata para seus nenês e enche nossa vida de alegria. 

RÁDIO DEFESA DOS ANIMAIS

            Meu amigo Giovani Pasini dedicou em seu blog http://www.giovanipasini.com/ uma postagem para mim, minha filha Nura e nossa amiga Michele, que amamos e cuidamos de animais.

            Ele nos fala da RÁDIO DEFESA DOS ANIMAIS,  cujo site é http://www.radiodefesadosanimais.com/.

            Agradeço ao Giovani pela lembrança e pelo carinho com os seres de todas as espécies.

            Com certeza, isso acresce muitas coisas boas na nossa luta em defesa dos nossos irmãos animais.

            Obrigada, Giovani, que a Graça Divina esteja sempre contigo e com tua família !

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CRUELDADE NUNCA MAIS

Amigos dos animais, esta é a hora de demonstrar seu respeito por eles, participando e divulgando esta manifestação pacífica contra a crueldade e impunidade dos crimes de que eles são vítimas.

A manifestação acontecerá simultaneamente em várias cidades do Brasil.


CLIQUE AQUI para ver todas as cidades e locais confirmados.

 
NORMAS:


- A manifestação CRUELDADE NUNCA MAIS é um movimento PACÍFICO e respeitador das leis, idealizado e organizado pelos protetores de animais do Brasil e será o início de uma série de ações que visam a penalização correta para crimes de maus tratos aos animais.

- Os animais não deverão ser levados à manifestação.

- Cada cidade organizará o formato da manifestação de acordo com as normas e condições locais.

- Os manifestantes deverão levar sacolinhas para a coleta do lixo.

- Os manifestantes poderão levar cartazes e faixas com as seguintes frases:



OS ANIMAIS PEDEM JUSTIÇA!

CRUELDADES CONTRA ANIMAIS: LEIS MAIS RÍGIDAS E CADEIA!

OS ANIMAIS NÃO VOTAM, MAS NÓS SIM!

CRIMES CONTRA ANIMAIS DEVEM SER PUNIDOS COM RIGOR!

CHEGA DE IMPUNIDADE PARA CRIMES CONTRA ANIMAIS!

BRASIL, MOSTRA A TUA CARA LIMPA DE CRUELDADE!

- As faixas deverão ter no máximo 2m de largura.

- Frases ofensivas e que incitam à violência não serão permitidas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fogos de artifício e animais



Os animais se assustam muito com o barulho de fogos e rojões, pois sua audição é muito mais sensível que a nossa. Cães tendem a fugir do barulho e correm desorientados e sem destino.




CUIDADOS COM CÃES

1- Coloque algodão nos ouvidos - para diminuir a sensibilidade auditiva.

2- Acomode-os dentro de casa em lugar onde possam se sentir em segurança. Caso não possa colocar os cães dentro de casa, procure um veterinário para sedá-los.

3- Feche portas e janelas para evitar fugas e acidentes.

4- Ligue o rádio e a TV e aumente o volume próximo ao momento dos fogos.

5- Dê alimentos leves - distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar.

6- Não deixe o cachorro acorrentado pois ele pode se enforcar em função do pânico.

7- Não deixe muitos cães juntos porque podem brigar.

Se brigarem, não grite! Faça um barulho forte batendo tampas de panela para mudar o foco da atenção dos cães.



Leia mais em: http://www.gatoverde.com.br/

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2ª Cãominhada e Feira de Adoção

Nova carta da Sra. Vera Regina Martins Silva para este blog

DESCASO COM PÁSSARO PRESO NA REDE ELÉTRICA







Da janela do apartamento onde moro vi uma cena triste em que um pássaro ficou preso no poste de luz onde tinha seu ninho. O passarinho – um filhote de Tesourinha já em ponto de voar, enroscou uma das patinhas no que parecia ser um fio ou fiapo do próprio ninho, e assim ficou, ora dependurado, ora na borda do ninho, batendo as asas e tentando desvencilhar-se do que o prendia. Sua mãe chegava constantemente ao local e pousava ao lado do filho.

 Entrei em contato com a AESSul, a empresa que é responsável por casos como este. Fiz quatro ligações telefônicas para a central de atendimento, e também estive pessoalmente na unidade da AESSul da cidade, sendo que em todas estas vezes prometeram enviar gente para solucionar o problema, o que não aconteceu. Tudo leva a crer que houve este descaso por tratar-se de um bicho, e portanto, sem ter a chance de ser atendido. Difícil foi presenciar o sofrimento da ave e de sua mãe, que não abandonou o filho e tentava alimentá-lo, mesmo estando ele dependurado e fora do ninho. As horas iam passando, e conforme o tempo passava, mais a ave perdia as forças. Passou a tarde, veio a  noite, e na manhã do dia seguinte o passarinho ainda agonizava. Por fim, vi o que me pareceu ser um último esforço dele para se reerguer.Depois, naquele ninho, tudo silenciou.    

 Escrevo isto para registrar a minha tristeza e indignação por presenciar esta triste história ocorrida a alguns  poucos metros da janela onde moro, e assim tão perto, nada poder fazer. A AESSul, empresa à qual pago as devidas taxas como consumidora, só enviou funcionários no dia seguinte, e pela parte da tarde, quando o pássaro já estava morto. Isto ocorreu em endereço central, em local não muito distante da unidade de serviço da AESSul em Santiago. Guardo, ainda, na memória a imagem daquele filhinho tão cuidadosamente alimentado pela mãe, que o protegia do calor do sol embaixo de suas asas.   

 A empresa AESSul, que se diz preocupada com a preservação do meio ambiente, deveria das as devidas explicações aos clientes caso não se julgue capacitada para agir nestas situações. Pelo menos assim, procuraríamos as alternativas e procedimentos cabíveis, sem perdas de tempo e sem promessas vãs,conforme ocorreu comigo. Atualmente, atitudes ecologicamente corretas como a proteção da fauna e da flora, só contribuem para dar crédito ao nome  de uma empresa junto à opinião pública, principalmente em se tratando de empresas como a AESSul, cujo trabalho está diretamente relacionado a essa área (corte , replantio de árvores). Burrice é não dar a devida atenção a fatos como este em que uma ave migratória como a Andorinha morre de forma cruel em um poste de luz.

      Agradeço à Secretaria Municipal do meio Ambiente e à Associação de Conservação e Proteção aos Animais (ACPA), de Santiago, às quais comuniquei o fato, e que  tudo fizeram em auxílio deste caso.                                                                                                                           
Vera Regina Martins  Silva
Leitora

                                                                                                                         



OBS: O fato citado ocorreu nos dias 28 e 29 de dezembro de2011.


Há fotos nos endereços eletrônicos http://jardimdezymm.blogspot.com/ e em http://acpasantiagors.blogspot.com/


Endereço: Vera Regina Martins Silva


Rua Félix da Cunha, n° 2012, apt° 203


97.700.000 – Santiago RS


Telefone: (55)3251.2789


Identidade: 039716652-1


Profissão: Relações Públicas