quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Festa dos voluntários



Estas lindas fotos são da festa de final de ano dos trabalhadores voluntários do Casulo. Essa moça de vestido preto sou eu, com meu meio século de vida, e com minha amiga secreta Rose Kraetzig.
Na foto acima, estão a Ana Cláudia, presidenta do Casulo e seu filho Yuri, e a Nura, que é minha filha.
Foi uma noite muito linda, cheia de boas energias. O interessante do trabalho voluntário é que se trabalha apenas por amor, então, tudo fica especial.
CASULO

O Centro de Execução de Medidas Sócio-educativas em Meio Aberto – CASULO é uma organização não-governamental, filantrópica, de utilidade pública, sem fins lucrativos, que tem por objetivo executar medidas sócio-educativas em meio aberto a adolescentes em conflito com a lei na Comarca de Santiago que abrange os municípios de Santiago, Unistalda, Capão do Cipó e Itacurubi.
As medidas sócio-educativas executadas pelo Casulo são as Prestações de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA) através de suas Coordenadorias de PSC e LA em conjunto com a Coordenadoria de Oficinas.
Está inscrita no CNPJ sob número 07.302.638/0001-26 e situada à Rua Marechal Deodoro, n.º 700, Centro, CEP 97.700-000, Santiago-RS.
ESCLARECIMENTO IMPORTANTE:

Esclarecimento importante a ser feito é que o CASULO não é um internato.
É um local onde os adolescentes em conflito com a lei participam de audiências, passam por atendimentos e lhes são oferecidas diversas oficinas.
É um local de passagem, um ponto de referência para os adolescentes, suas famílias e para as pessoas que trabalham com estes jovens.
Não significa prisão, internato ou qualquer ambiente de privação de liberdade.
HISTÓRIA DA ONG CASULO

A idéia da criação de uma Organização Não Governamental começou a tomar forma nos meses de Julho e Agosto de 2004, durante as reuniões dos Orientadores Judiciais e referências de PSC com a Juíza da Infância e da Juventude, Drª. Lílian Paula Franzmann, realizadas nas últimas quintas-feiras daqueles meses.
A semente foi plantada pela Drª. Lilian nessas reuniões, em virtude da necessidade da criação de uma organização para aplicação de medidas sócio-educativas em meio aberto.
Em setembro de 2004, quando Orientadores Judiciais, Referências de PSC, acadêmicos do Curso de Direito da URI – Campus Santiago, sob convite da Drª. Lilian e Profª. Michele Noal Beltrão, Coordenadora do Curso de Direito da URI – Campus Santiago, visitaram o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDEDICA, em Santo Ângelo-RS, a idéia amadureceu.
A partir daí, houve a mobilização das pessoas que estavam envolvidas com os adolescentes infratores e teve início a elaboração do Estatuto. Reuniões foram realizadas com a Comunidade para explicar o que seria esta ONG que estava sendo criada, além de audiências públicas com Autoridades do Município e diversos representantes da comunidade.
A idéia foi muito bem acolhida pela Comunidade, culminando com uma Assembléia Geral, em 22 de Março de 2005, onde foi votado o Estatuto e eleita a Diretoria da primeira ONG de Santiago: O “Casulo”, nome este idealizado pelo então voluntário João Eduardo Fialho.
Em abril de 2005, foi firmado convênio com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDEDICA, de Santo Ângelo-RS, para o projeto “Atendimento Jurídico ao Adolescente em Conflito com a Lei” e com o Curso de Direito da URI – Campus Santiago, para utilização de três acadêmicos para execução desse projeto.
Ainda em abril, foi locado o espaço físico situado na Rua Marechal Deodoro nº 700, para funcionamento da Sede da organização, entretanto o prédio necessitava de reformas e de mobiliário para adequar às nossas necessidades e acolher a entidade recém criada.
Em maio de 2005, os acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI – Campus Santiago projetaram o “lay out” para a Sede. De posse dele, travou-se um verdadeiro “corpo a corpo” com o objetivo de captar materiais e recursos junto a empresas e pessoas físicas da comunidade, objetivando a reestruturação daquele espaço físico.
Durante os meses de Junho e Julho de 2005, foram realizadas as obras de reforma da Sede, através da mão-de-obra cedida pelo Exército Brasileiro, na pessoa do Exmo. Sr. Gen Bda João Ricardo Maciel Monteiro Evangelho, Comandante da 1.ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
Em agosto de 2005, foram reunidas todas as doações e aquisições e a Sede estava montada, com apenas o essencial para seu início de funcionamento.
Em 14 de setembro de 2005, ocorreu a tão sonhada inauguração da Sede do CASULO, onde foram homenageadas as pessoas que acreditaram no Projeto e ajudaram a viabilizar a Sede.
A partir de 15 de setembro de 2005, as audiências do Juizado da Infância e da Juventude passaram a ocorrer na Sede do CASULO, com a finalidade de integração da aplicação da medida sócio-educativa e seu posterior encaminhamento para os serviços e oficinas disponíveis.
Em 22 de Setembro de 2005, foi firmado convênio com a Prefeitura Municipal de Santiago, que cedeu uma funcionária administrativa, um estagiário e que se prontificou a participar dos mais diversos cursos e atividades do Casulo.
A primeira presidenta eleita do Casulo foi a Srª Ana Cláudia Marques Horácio, sendo que a Drª Lílian Paula Franzmann e o Sr. Pedro Perazolo foram eleitos os presidentes de honra.


Nenhum comentário: