terça-feira, 2 de junho de 2009

DO BLOG SAMSARA - TRANFORMAR A MOTIVAÇÃO

" A mente é a única geradora do bem e do mal. Existem muitas ocasiões em que os pensamentos que surgem na mente, mesmo quando não traduzidos em fala e ação, têm um efeito positivo ou negativo muito forte.

Por isso, sempre examine a sua mente. Se os seus pensamentos são positivos, alegre-se e faça o bem cada vez mais. Se forem negativos, confesse-os imediatamente, sentindo-se mal e envergonhado por ainda alimentar tais pensamentos, apesar de ter recebido todos os ensinamentos que você recebeu, e diga a si mesmo que, de agora em diante, vai fazer o máximo para não deixar que tais pensamentos ocorram em sua mente.

Mesmo ao fazer algo positivo verifique, cuidadosamente, a motivação. Se a sua intenção é boa, aja. Se a sua motivação é impressionar as pessoas ou é baseada em rivalidade ou em sede por fama, certifique-se de transformá-la e infunda-a com bodhicitta. Se você for totalmente incapaz de transformar a sua motivação, é melhor adiar o ato meritório."
Patrul Rinpoche (Tibete, 1808-1887)"As Palavras do Meu Professor Perfeito", 1ª parte cap. 4 III
Observação: as fotos dessas duas últimas postagens são de autoria da Nuraciara, minha filha, e as flores são aqui de casa.

Nenhum comentário: