sábado, 5 de setembro de 2009

O menino Juarez Girelli





Falo, nesta postagem, sobre os dois livros do amigo Juarez Girelli: O MENINO DOS TRILHOS e O MENINO E O PÁSSARO. Duas lindas mensagens dirigidas especialmente ao público infantil e infanto-juvenil, educativas, ecológicas.
O próprio Juarez nos diz:

"O ser humano e sua crescente ambição despreza e agride a natureza sem limites em nome do progresso tecnológico.
Essas conquistas serão inúteis quando, no futuro, a natureza se revoltar contra o próprio homem.
A Consciência da preservação do meio ambiente é, portanto, a melhor herança a ser deixada para nossos filhos."
O MENINO DOS TRILHOS, além do conto que lhe dá o título, contém vários poemas de cunho social e de algo mais profundo, interno.
Vejam este:
O GRANDE COMÉRCIO
de Juarez Girelli
Como seria maravilhoso
se Cristo renascesse todos os dias
no coração dos homens
e não apenas uma vez
a cada ano.
____________________
O comércio gerado nas festas natalinas é algo que o Froilam falou muito proficuamente no seu blog no ano passado. E que eu falei neste meu blog, com a minha simplicidade. Mas sinto que cada um, com seu jeito, fala com força sobre a banalização do que deveria ser sagrado ou divino.

O MENINO E O PÁSSARO é um livro para ler e colorir, com ilustrações do Sidnei Garcia, muito lindo, muito ecológico e didático, tanto que está sendo usado em várias escolas, na educação ambiental, onde crianças amigas estudam e me falaram e mostraram o livro.
Adquire-se os livros na Livraria e Sebo Santiago, na Rua dos Poetas, local muito simpático, parecido com os sebos de Porto Alegre, onde o Juarez trabalha.

Nenhum comentário: