sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia mundial da Terra

O meio ambiente, a importância de reciclar o lixo, o aquecimento global, animais em extinção e ecologia são temas para reflexão hoje, Dia Mundial do Planeta Terra.
Tão pequenino dentro do nosso Sistema Solar, é a nossa Nave Mãe que nos conduz na viagem desta nossa existência, onde aprender e crescer espiritualmente é uma escolha nossa, motivada pelo nosso livre arbítrio, que é mais uma dádiva que Deus nos deu.
A data surgiu nos Estados Unidos em 1970. Na ocasião, o senador norte-americano Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição e 20 milhões de americanos participaram dos atos em todo o país. Só a partir da década de 90 a celebração passou a ocorrer em vários países do mundo.
Nesse domingo, 27.04.2011, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) completa quarenta anos de existência, sendo que um dos seus fundadores foi o gaúcho José Lutzenberger, que também foi o primeiro Ministro do Meio Ambiente no nosso país.
Cabe ressaltar que a AGAPAN foi criada antes mesmo do Greenpeace, e sendo assim, os gaúchos são pioneiros na preservação do meio ambiente.
No entanto, penso e sinto em meu coração que nosso belo planeta não tem mais salvação, pois não há como descontaminar, despoluir o meio ambriente, tão grandes tem sido as agressões a ele.
Atitudes humanas geram resultados humanos, falíveis, incontroláveis.
O ser humano é o maior predador que existe, pois não é predador apenas de outras espécies e para sobreviência, é predador de si mesmo.
É o que vemos nos acontecimentos com usinas nucleares com em Chernobil e no Japão, com o problema do césio 137 em Brasília, com os desmatamentos desenfreados da Amazônia, com a construção de inúmeras usinas hidrelétricas que desalojam pessoas e seres de outras espécies animais e vegetais, dentre outros inumeráveis.
E hoje, também sexta-feira Santa, dia em que Jesus Cristo morreu na cruz por nós, para nos salvar de nossos pecados, deveria ser um dia de jejum e oração para todos os seres viventes. Mas a maioria das pessoas está com seu estômago cheio de carne de peixe ( e olhem, dizem que é para não comer carne!) , do pobre peixe que morreu à míngua, asfixiado, sem ar, depois de ser tirado de seu habitat.
Rogo para que o Cristo preencha todos os corações humanos, que o Cristo esteja no meio de nós e em nós !

Nenhum comentário: