terça-feira, 11 de março de 2008

Ainda Nietzsche

Uma das obras de que mais gosto e que sempre estou a reler é Assim Falou Zaratustra de Nietzsche, pela poesia que contém, pela forma quase epistolar e, principalmente, pelo conteúdo filosófico.
Hoje, transcrevo algumas linhas da Primeira Parte, " Da Virtude que Dá", de Assim Falou Zaratustra de Nietzsche ( belíssima !...) para os leitores deste humilde blog:
"Que vosso espírito e vossa virtude sirvam ao sentido da terra, meus irmãos: que o valor de todas as coisas seja renovado por vós ! Para isso deveis ser combatentes ! Para isso deveis ser criadores !
Sabendo purifica-se o corpo; ensaiando com saber ele se eleva; naquele que conhece santificam-se todos os impulsos; naquele que se elevou, a alma se torna gaia.
... -- e somente quando me tiverdes todos renegado eu voltarei a vós.
Em verdade com outros olhos, meus irmãos, eu procurarei então os meus perdidos; com um outro amor eu vos amarei então."
Assim Falou Zaratustra, Primeira Parte, " Da Virtude que Dá"

Nenhum comentário: