quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos hoje

O ano era 1947. Num mundo pós-guerra, assustado com os horrores do Holocausto, dividido pelo colonialismo e destruído por desigualdades, coube à ONU tomar a iniciativa de compor um documento que servisse de base para a proteção das liberdades individuais fundamentais de todo ser humano.

O trabalho foi desempenhado pelo Comitê de Redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, composto por 18 membros de diversas formações políticas, culturais e religiosas.
Presidiu o Comitê Eleanor Roosevelt, viúva do presidente americano Franklin D. Roosevelt. Com ela estavam o responsável pelo primeiro esboço da Declaração, o francês René Cassin; o relator do Comitê, o libanês Chalés Marik; o vice-presidente, o chinês Peng Chung Chang; e o Diretor da Divisão de Direitos Humanos da ONU e responsável pelo projeto da Declaração, o canadense John Humphrey.

O primeiro rascunho da Declaração foi apresentado em setembro de 1948. Mais de 50 países participaram de sua redação final. Pela resolução 217 A, de 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral, reunida em Paris, adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos com a abstenção de voto de oito nações, mas sem nenhuma discordância.
Das seis línguas oficiais da ONU – árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol - faladas por bilhões de pessoas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido no mundo.
Apesar disso, ainda há nossos irmãos que morrem de fome, que se matam em guerras, que matam outros seres vivos, e, países ricos continuam mais ricos, manipulando a economia mundial, enquanto os pobres ficam cada vez mais pobres.
No entanto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um primeiro passo para a nossa humanidade, e continuará sendo o aceno de que podemos ser seres melhores do que hoje somos.

Um comentário:

Rúbida Rosa disse...

A humanidade é um sonho que o mundo persegue, mas não alcança. Falta humildade.
Grata pelo seu comentário no meu blog.
Um abraço.