terça-feira, 25 de março de 2008

Mais Nietzsche

Um breve excerto de "Assim falou Zaratustra" de Friedrich Wilhelm Nietzsche para os leitores deste humilde blog:

" (...)
Por isso mostro-lhes somente o gelo e o inverno sobre meus cumes -- e não que ainda cingem minha montanha todos os cinturões de sol!
Ouvem somente sibilar minhas tempestades de inverno: e não que eu também viajo por sobre mares cálidos, igual a nostálgicos, pesados, quentes ventos do sul.
..."

Armadilha contra o mosquito da dengue

Recebi um e-mail de um amigo, contendo uma receita caseira de armadilha contra o mosquito da dengue, no seguinte link: http://culinariareceitas.blogspot.com/2008/03/responsabilidade-social-armadilha-para.html.

É daquelas receitas da mamãe e da vovó, mas sempre dão certo.
Neste momento em que jovens vidas são ceifadas pela epidemia de dengue no Rio de Janeiro, vale a pena divulgar !

sábado, 22 de março de 2008

Dia Mundial da Água

Hoje é o dia mundial da água !
Penso que deve ser, também, um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta e seus recursos não renováveis.
Não é hora de deixar que a ambição, estimulada pelos países ricos e suas empresas, destrua o que ainda temos de vida e natureza, até porque não estamos conscientes e preparados para um viver diferente.
Que a Graça Divina estamos em tudo e com todos indistintamente ! Fátima

segunda-feira, 17 de março de 2008

Pema Dorje ...

... é o nome de budista leigo do meu amigo Paulo Stekel que é jornalista, escritor e ativista pelos Direitos Humanos.
Budista, administra a maior comunidade pró-Tibet no Orkut ("Free Tibet - Brasil" - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=220201 ) e uma pelo boicote aos Jogos Olímpicos em Pequim ("Boicote a Beijing 2008" http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37415836 ). Quem quiser apoiar estas causas, seja bem-vindo às comunidades.
Editor da Revista Horizonte - Leitura Holística, uma publicação digital gratuita enviada para todo o mundo, Stekel escreve matérias sobre espiritualidade, direitos humanos e liberdade religiosa. Muitas podem ser encontradas no blog http://revistahorizonte.blogspot.com . Resenhas e trechos de seus cinco livros publicados até aqui podem ser encontradas em seu blog http://hierolinguistica.blogspot.com .
Paulo Stekel é o propositor de um novo ramo da lingüística: a hierolingüística: uma nova ciência com a fito de estudar as línguas e linguagens sagradas de todos os tempos.
Paulo recebeu seu nome religioso neste Ano Novo Tibetano, em razão de sua seriedade e perseverança na prática budista e por sua luta pela causa tibetana, sendo um dos tradutores oficiais de língua tibetana no Brasil.
Isto é uma grande alegria para nós, seus amigos.
Na foto, Paulo está em frente às estupas, no mosteiro em Três Coroas.

Ainda sobre jardins


Ainda os escritos magistrais de Marguerite Yourcenar nos dizem da magia e beleza dos jardins e da sabedoria de quem os cuida:
" Um jardineiro fez-me observar que no outono é que se percebe a verdadeira cor das árvores. Na primavera, a abundância de clorofila reveste tudo de indumentárias verdes. Quando chega setembro, revelam-se em suas cores específicas; a bétula dourada e loura, o bordo amarelo-avermelhado, o carvalho com seu tom de bronze e ferro."
In Yourcenar, Marguerite. "O Tempo, esse grande escultor, Parte XVII - escritos num jardim, pág. 191.

domingo, 16 de março de 2008



"A cor é a expressão de uma virtude oculta."

Excerto de "escritos num jardim", parte 17 de " O TEMPO, ESSE GRANDE ESCULTOR" de Margguerite Yourcenar.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Um poeminha de nada ...

... para comemorar este Dia Nacional da Poesia - 14/03:


Caminho



desço
do céu
da essência

para um
viver
terreno

até que asas
me retornem
às asas


Fátima Friedriczewski

quarta-feira, 12 de março de 2008

Sobre o domínio na Terra ...

... leia em http://www.conversandosobremointian.blogspot.com/ um belo e elucidador texto de Delci Jardim da Trindade.

terça-feira, 11 de março de 2008

Ainda Nietzsche

Uma das obras de que mais gosto e que sempre estou a reler é Assim Falou Zaratustra de Nietzsche, pela poesia que contém, pela forma quase epistolar e, principalmente, pelo conteúdo filosófico.
Hoje, transcrevo algumas linhas da Primeira Parte, " Da Virtude que Dá", de Assim Falou Zaratustra de Nietzsche ( belíssima !...) para os leitores deste humilde blog:
"Que vosso espírito e vossa virtude sirvam ao sentido da terra, meus irmãos: que o valor de todas as coisas seja renovado por vós ! Para isso deveis ser combatentes ! Para isso deveis ser criadores !
Sabendo purifica-se o corpo; ensaiando com saber ele se eleva; naquele que conhece santificam-se todos os impulsos; naquele que se elevou, a alma se torna gaia.
... -- e somente quando me tiverdes todos renegado eu voltarei a vós.
Em verdade com outros olhos, meus irmãos, eu procurarei então os meus perdidos; com um outro amor eu vos amarei então."
Assim Falou Zaratustra, Primeira Parte, " Da Virtude que Dá"

quinta-feira, 6 de março de 2008

Novidades para os alunos do MOINTIAN

Delci Jardim da Trindade, codificador do MOINTIAN - Método Integrado de Transmutação Interior e Ascensão, está disponibilizando no blog http://conversandosobremointian.blogspot.com, o arquivo em PDF contendo todas as postagens do blog “Conversando Sobre MOINTIAN” até fevereiro.

Este arquivo será renovado mensalmente, e está disponível para download através dos links no próprio blog, ou seguindo o endereço abaixo:

http://www.esnips.com/web/MOINTIAN

O texto está organizado de forma a permitir a impressão e uma leitura mais confortável.
Aproveitem a leitura e também a divulguem!

terça-feira, 4 de março de 2008

Nietzsche e a Verdade

Em A Gaia Ciência, Nietszche nos adverte sobre a verdade:
"O pensador: este é agora o ser em que o impulso à verdade e aqueles erros conservadores da vida combatem seu primeiro combate, depois que o impulso à verdade se demonstrou como uma potência conservadora da vida."