sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Preciosidade do nascimento humano - do blog Samsara

Estou transcrevendo ipsis litteris a postagem do blog SAMSARA ( www.samsara.blog.br ) do qual sou seguidora, dada a preciosidade de seus ensinamentos:


""[Medite sobre a preciosidade de uma encarnação humana e do corpo como um recipiente espiritual.]

A mente samsárica ordinária vê o corpo humano apenas como um instrumento para perseguir necessidades materiais, sociais e biológicas — todas elas satisfazendo apenas níveis superficiais do espírito, seus efeitos não vão além dos portões da morte.

Temos que aprender a apreciar a qualidade espiritual intrínseca da natureza humana, para ter uma confiança sutil nos aspectos positivos e criativos do nosso ser. É difícil entrar no treino espiritual se a pessoa encara a vida como não tendo nenhum outro propósito além de perseguir objetivos efêmeros e transitórios, como faz um rato que constrói um ninho resistente e então leva pra lá todo tipo de bugiganga.

Para tirar a mente dessa atitude vã e mundana em relação à vida, sentamos em meditação e contemplamos primeiro as oito liberdades e os dez dotes*, e depois a natureza significativa e rara de uma encarnação humana. Essa contemplação nos infunde com um senso de dignidade espiritual que sutilmente transforma nosso modo de nos relacionar com nós mesmos e com a nossa existência.

Paramos de nos ver meramente como animais descontrolados correndo atrás dos desejos imediatos dos sentidos em um círculo vicioso de lei da selva; e conseguimos apreciar a qualidade do estado desperto penetrante e a capacidade para o desenvolvimento espiritual que diferencia humanos dos animais e insetos. Isso faz com que a intenção de extrair a essência da vida surja com intensidade radiante.

Dalai Lama (Tibete, 1935 ~)
"The Path to Enlightenment"
(Dalai Lama Quote of The Week - Snow Lion, 29/08/2009)

* oito liberdades e dez dotes: resumidamente, são as condições favoráveis do seu nascimento e do lugar onde vive, que permitem que você aprenda o dharma nesta vida e seja capaz de praticá-lo .




Imagem:Pintura de Alex Grey, retratando o Dalai Lama e Avalokiteshvara . ""

2 comentários:

Veiga disse...

Parabéns pelo Blog,
Aproveito para te convidar a veres o meu, em especial o post: A perda duma amiga, penso que irás gostar, o blog é:

http://www.devaneiosdevida.blogspot.com/, é

multemático, pois eu gosto de falar um pouco de tudo e

aproveita e vê algumas imagens deste pequeno país

mas grande na alma que é Portugal. E sempre podes

tambémn deixar por lá um comentário.
Cumprimentos

Rúbida Rosa disse...

Ah, o corpo! Como as pessoas são traídas por essa necessidade de destacá-lo!
Bjos