sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Em defesa dos animais

Transcrevo, a seguir, a divulgação feita pela ASSOCIAÇÃO SANTUÁRIO ECOLÓGICO RANCHO DOS GNOMOS, uma entidade em defesa dos animais:

"A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos é uma associação civil atuando há 16 anos, com sede na cidade de Cotia/SP, a qual prima pela fauna silvestre nativa e exótica, doméstica e domesticada, por meio de sua preservação, conservação, recuperação, propagação da educação ambiental, participação e colaboração em políticas públicas e realização de medidas administrativas e judiciais preventivas e contenciosas, tudo visando à consecução e alcance do ambiente sadio e equilibrado, nos termos do artigo 225 de nossa Constituição Federal.

Os trabalhos realizados pelo Rancho dos Gnomos são de suma importância e de extrema necessidade, tendo em vista o auxílio ao Poder Público e respectivos órgãos ambientais 24 horas por dia, recebendo animais apreendidos de tráfico, circos, indústria de peles, rituais, vivissecção, rinhas, desmatamentos, queimadas, dentre outros, ou seja, animais vítimas de todo tipo de crueldades e maus-tratos.

Apenas para exemplificarmos alguns números, no ano de 2002 foram recebidos pelo Rancho dos Gnomos 2500 animais encaminhados pela Polícia Ambiental e Ibama e no ano de 2003, cerca de 2400 animais, representando 13% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo neste ano. Até hoje este tem sido o dia-a-dia do Rancho dos Gnomos, com uma demanda infelizmente cada vez mais crescente.

É realizado um trabalho cuidadoso de recuperação desses animais com uma equipe especializada de biólogos, veterinários e diversos outros profissionais e em cada caso estuda-se a possibilidade de devolução dos animais à natureza ou então a necessidade de mantê-los nas próprias instalações do Santuário Ecológico, onde receberão cuidados e tratamentos por toda sua vida.

Concomitantemente realiza-se o trabalho de educação ambiental para crianças e jovens de toda a rede de ensino e também adultos.

Além disso faz-se total acompanhamento nos poderes legislativos municipais, estaduais e federal dos projetos de leis relativos ao meio ambiente, elaborando-se pareceres, realizando-se trabalhos necessários de lobby etc.

Dentro das possibilidades, presta atendimento e encaminhamento a denúncias de crimes ambientais, sempre sendo tomadas medidas cabíveis e pertinentes, havendo inclusive importantes resultados inéditos e que beneficiaram milhares de animais.

Atualmente o Rancho dos Gnomos abriga cerca de 600 animais (sendo 14 leões, 1 tigre-de-bengala, macacos, preguiças, bovinos, eqüinos, veados-catingueiro, emas, mutuns e diversos outros animais).

Para a manutenção de todo esse trabalho, infelizmente não há colaboração governamental alguma, devendo a ONG contar apenas e tão somente com a colaboração de simpatizantes, em sua grande maioria pessoas físicas, as quais podem fazer parte desta missão, associando-se a nós e contribuindo mensalmente com valor escolhido em seu plano associativo.

Esta colaboração é vital para a manutenção dos trabalhos atuais, bem como a ampliação dos mesmos, tendo-se em vista a grande demanda existente em nosso país, conforme relatamos. Sua colaboração será de vital importância para o prosseguimento de nossas atividades e especialmente aos animais por nós tutelados. "



ASSOCIE-SE E FAÇA SUA PARTE,
pois somente com a união de esforços conseguiremos fazer mais e melhor em prol de todas as formas de vida no planeta:


http://www.ranchodosgnomos.org.br/savana/rancho.php?pagina=associe




Veja mais em:

Já leu nosso último boletim?
www.ranchodosgnomos.org.br/boletim25.htm

Globo Repórter exibido no último dia 31.08.07
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-18190-5,00.html

Vídeo institucional
http://www.youtube.com/watch?v=dOHNW6zWuwo

Dia-a-dia no Rancho dos Gnomos
http://www.youtube.com/watch?v=raq21PKAggk

Trabalhos educacionais realizados
http://www.youtube.com/watch?v=IQ1rCxWQyQM
SITE
http://www.ranchodosgnomos.org.br/

"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência daVida, o crime é o mesmo. " Olympia Salete

Nenhum comentário: